Sonhando com os olhos abertos

Sonhando com os olhos  abertos

sábado, 3 de março de 2018


Trajeto

Eta, viagem danada essa!
Não adianta ter pressa.
Tanta parada, tanta estação,
gente que teima em seguir,
gente que sai de repente,
deixando a gente na mão,
sem nunca mais achar graça
em mais nenhuma paisagem...

Estrada que não tem fim
ora fico a olhar pra ela,
ora ela mergulha em mim.
É curva, túnel, ladeira, banguela...
Tempo que passa arrastado ou veloz.
Cada hora é uma surpresa,
pois de repente entra um
que sequer era esperado.

E eu não saio da janela,
olho tudo com atenção e cuidado,
abraço aquele que chega,
e aprendo com o que está ao lado.
Sigo feliz aproveitando a viagem.
Na horas más , na dor ou na despedida,
acordo em mim a coragem
para valer a pena a vida...

                                       Marina Chaves


Solidão
Numa casinha simples, moravam um velho, filho, nora e neto.
Apesar de todos da família fazerem o possível para que o idoso se sentisse menos triste, ele estava sempre muito deprimido. Na verdade, ele fora morar com o filho porque sua companheira de toda uma vida , depois de uma longa doença, acabara por falecer. Um filho querido também já partira, há algum tempo, e sem se sentir útil para mais ninguém, se entregou a uma profunda tristeza.
Seus familiares estavam muito preocupados com o estado de espírito do velho . Faziam se tudo para agradá-lo, porém ele se entregava cada vez mais à solidão.
O neto, então, chamou seus pais e planejou uma ação rápida. Combinou que cada um deles iria solicitar a ajuda do idoso para alguma tarefa.
E assim fizeram. O neto passou a pedir a companhia do avô para levá-lo à escola, alegando que estava um pouco assustado com alguns meninos que estavam implicando com ele, no caminho. Aproveitariam para irem conversando e o menino, então, pedia conselhos ao avô e contava suas aventuras infantis. O avô ria muito.O filho começou a tirar um tempinho, depois que chegava do trabalho , para jogar uma partida de buraco com o pai.  Quanto à nora, sempre arranjava uma desculpa para que o velhinho desse um pulinho até a esquina para comprar algo de que necessitasse em casa.
Aos domingos arranjavam um passeio onde pudessem falar e recordar.          
Foi assim que a família, mostrando que o amor pode tudo, conseguiu tirar o velho da terrível solidão que tanto o entristecia.Bela ação!



PROFESSOR NA SOCIEDADE
         
          Um professor, de  meia idade, entra numa  sala de aula, e cê  diante dele, uma turma de 40 alunos.
          Alguns, ficam quietos  ao verem o professor, outros conversam, e poucos estão conversando no celular. Desanima , não?
          Mas , ele esta ali, para  ensinar os  alunos a aprenderem a  matéria, chama a atenção deles, e  começa a  ensinar num espaço curto de duas horas, quando acaba seu tempo, vai para  outra turma , outra também de 40 alunos, ate completar o rurno de 6 horas. Tem mais trabalho nessa escola, sai para almocar, volta , mais  6 horas.
          A voz fica rouca de tanto repetir as mesmas coisas  para diderentes turmas.
          Volta para casa, esgotado, toma  banho, come  alguma  coisa, e  planeka aulas para o dia seguinte.
          Assim, diariamente, marca a  data da  prova.
          São três turmas de 6º ano do turno de manha e  outra  a  tarde mais três turmas de 6º ano. Lembrando que cada turma são 40 alunos, totalizando (manha e tarde), 240 pessoas.Ele  prepara a prova, com duas folhas para um aluno, ou seja, 480 folhas, imprime as provas, fora o trabalho de grampear as duas folhas.
          Chega o dia da prova, o professor tem que ficar atento para ver se um aluno não passe cola.
          Extenuado, leva as provas para casa, dentro de um prazo dado aos alunos, e corrige- a , se lembrando que  são 480 folhas de 240 alunos.
          Acabado de corrigir as provas , abre as pastas de presenças de açunos, anotando cada nota de aluno, tomando muito cuidado, para  não errar.
          As leva para a escola, entrega  para seis  alunos. Alguns, insatisfeitos com as notas recebidas, agridem  verbalmente  ou  fisicamente  o professor.
          E o professor, cansado , entra no  carro, dirige, de  repente  bate seu carro, e o outro motorista, vendo que  o outro era mais  velho, desce  do  carro, agressivo, o professor  reconhece , era um ex aluno, o outro , sem reconhecer o outro, agride o, perguntando:
          __Sabe quem sou eu? Um juiz e vou processor  o senhor  pelos  danos  matérias em meu carro.
          O  professor , ao ouvir aquilo, fica  triste, como estava machucado, e o ex aluno, não percebe, chana  a  policia, oara  dar  queixa de acidente de carro. Quando um dos PM viu o professor machucado seriamente,  não o reconheceu, mas professor sim, , chamou  imediatamente a SAMU, e  um dos paramédicos  também bao  o reconheceu ,  o professor o reconheceu, tentando salvar o professor, levando para o hospital, ficou na enfermaria, e  um faxineiro,  quando viu o homem, abriu um sorriso, e  disse contente:
          ___Boa  tarde, professor!
          O professor, o reconhecendo, sorriu também.
          __Oi rapaz!!!
          Os três , que estavam a ladi da cama, e um dos  paramédicos, perguntou ao faxineiro:
          __Onde  você  conheceu esse  professor, se  nós três  fomos da  mesma  turma?
          __Ora, não reconhecem o nosso professor  Carlos???
          Os  três levaram um susto, cada  um saindo de  fininho...
          Triste fim, certo?? Esse professor  ensinou  quatro   ex alunos, que seguiram em seus  caminhos de vida e  só um deles o reconheceu. Era o faxineiro . E   os três , que  saíram de  pianinho,  recebem  salários maiores dos  que  o  do professor, só o  faxineiro recebe salário mínimo.
Como é a vida de um professor? Dá muitas  aulas sacrificando a voz, repete  as  mesmas  coisas, para diferentes turmas, estão sempre estudando ,levam trabalho para casa, além de  planejar aulas para o dia seguinte, prepara as  próprias  provas, corrige milhares  de  provas , redações, anota notas, trabalha em dois  ou três estabelecimentos,  além de , muitas vezes, ter alunos  ingratos, que   o agridem. Muitos fazem  horas extras, pois  a  vida está cada vez mais  difícil.  
E não é só a vida de um professor que é dura. Tem policiais, médicos que  enfrentam muitas dificuldades no seu dia a dia.
Apesar de agentes de saúde e de segurança, ganharem remunerações acima do  salário do professor, eles também têm seus dias difíceis.
Os  policiais, com armas falhas, antigas, viaturas que não estão blindadas, sem coletes à prova de balas, trocam tiros com criminosos,  com armas mais  modernas e poderosas, não sabendo se sairão vivos ou  não. Correm sérios riscos de  vida nas ruas, e quando são mortos, suas  famílias ficam órfãs de marido, pai,filho, irmão. E  as autoridades? Não fazem nada, É só mais um na  estatística de  homicídios.
Os  médicos?? Salvam milhares de pessoas   doentes, vítimas de acidente, tiros. Trabalham sem condições  materiais, sem medicamentos, e recebem salários indignos de sua profissão.
         E quanto aos  incêndios? Os  bombeiros apagam e salvam as pessoas de inúmeras catástrofes!
  os  jogadores de futebol, cuja maioria não completou o ginasial, quando ganham um jogo, são considerados    heróis?
Um professor ensinou essas pessoas a seguirem seus  rumos da vida, e  não é valorizado pela sociedade??? Ele  não é considerado um herói por  ensinar o povo a ler e a escrever...
Os  policiais, os médicos, os  bombeiros são considerados heróis, mas  o povo não  vê que na formação de cada um deles existiu um professor que os ajudou a chegarem até ali.
O único pais que valoriza o professor, pagando-lhe justos salários, e onde um  mestre não precisa se  curvar diante de um imperador é  o Japão. O povo japonês reconhece realmente  o valor de um professor.
Até os juízes os  professores  ensinaram.  Como também aos arquitetos, médicos, engenheiros, advogados, promotores, policiais e   outro professor.
          É muito injusta essa desvalorização dos  professores na sociedade. Penso que aí está o mal dos nossos dias.

domingo, 21 de janeiro de 2018

                                                                   

       A  manhã  toda pensei nesse assunto, me fazendo a pergunta: O que significa amor líquido?
       Bem, eu acabei de ler esse link: http://lounge.obviousmag.org/de_dentro_da_cartola/2013/11/zygmunt-bauman-vivemos-tempos-liquidos-nada-e-para-durar.html
       Depois de ler esse link, parece que eu vivi relaciomamentos líquidos, parece  que  nasci no século errado, pois  sou  mulher dessas românticas, dessas que teve o privilégio de ver o casamento de seus pais ser duradouro, querendo ser  como eles.
       Desde que me  entendo por  gente, o meu maior  recordo de namoro , é de um mês.
       Nos  outros anos, só me  enganaram, e o meu maior  arrependimento é ter um “caso” com um homem casado, durante 9 anos, só entre  quatro paredes e  é  só. E ele me falava que não Iria  separar da esposa. Então, eu terminei sem esperanças.Só que  esse cara, me retormou  quatro meses , dizendo que terminou o casamento, e estava  morando com uma  outra mulher. Quando me disse o nome da  mulher, me lembrei que ela já existia durante  o meu caso. Fiquei calada, brigar para que? Me  deixei ser usada por  esse  homem por  longos  nove  anos.E fiquei com cara  de  bunda, E ainda é muito engraçado a  pergunta que  fiz  a ele e da qual já sabia a resposta: caso eu não terminasse  com ele, iria  morar junto comigo? Sabe  o que  ele  me respondeu: Com um sonoro não, e me fazendo me  lembrar das palavras  dele no meio das  pessoas das quais me dizia: “você  não serve para se casar” Essas palavras  me magoaram muito. E já  estava fragilizada e  iludida.
       Pensei que estava curada desse mal: NÃO QUERIA MAIS  TER  HOMEM COMPROMETIDO.  
       Mas  não, vieram mais  dois homens  . e  mais  uma  vez  me  enganaram.
       Principalmente  o último, que  é uma  boa  pessoa, da qual ajudei em que  mais  precisava, esta  na  minha   lista  de  contato, mas escreve tão raro, nem me procura  mais.
       Hoje em dia, pareço ser um ímã, ou dedo roxo, só atraio pessoas que só querem um passatempo, e nada  de relacionamto sólido, duradouro.
       Tanto que ninguém me assume  há 28 anos.
       Vocês se  perguntam: tudo isso?
       Sim, e  no meu caso pior ainda, porque essas pessoas , sem saber, estão me fazendo ter  danos  emocionais, mesmo que não seja  por  isso, mas  é o que  penso, só porque  sou  deficiente  auditiva  e ter  sérios  problemas de vista, eles  tem vergonha de andar  comigo na rua ... penso assim, principalmente  quando estive com o penúltimo , ele  me  disse seriamemte: tem vergonha de mim. A última pessoa simplesmente  não quer, mas não fala nada. Simples afastamento sem eu entender nada, pois simplesmente  nos afastamentos  muito bem, de sorrisos e agora, num sumiço?
       O mundo está perdido, as pessoas, cercadas de internet, tablets, celulares, se escondem por  trás e  para si mesmos, o medo de amar,  só amam as coisa s usam as pessoas.
       Sem compromisso, sem responsabilidade, só apenas uma  noite de sexo , mais  nada e some  como uma  fumaça, se reencontrarem, fingem que  não se conhecem.
       Já levei muitos tombos, mas  me  levanto para  amar  de  novo. Não tenho medo de  amar, não tenho medo de me entregar  de  corpo e  alma.
       Mas... já estou velha, tarde  demais  para  ser  uma  “namorada” , tarde demais  para ser  uma “noiva”, e  pelo  jeito de  eu pensar  nessa atitude negativa quanto a forma de relacionamentos amorosos, creio que  nunca vou morar com outros homens, porque  eles tem “vergonha” de mim, só porque sou  surda  e quase  cega.
       E tem mais,  com essa  minha  pouca  visão   que  eu tenho, não posso mais conhecer novas  pessoas nunca se sabe por  trás dos sorrisos dos  homens, portanto, só  confio na  ultima  pessoa, que é uma boa pessoa, apesar de estar ausente. Essa  pessoa sabe que só confio nela e em  ninguém mais. Mas  sinto que ela  não quer  mais nada comigo e o que posso fazer? Mada  né?
Infelizmente, essa é  a minha  triste sina  da  vida, Eu,  uma  mulher romântica, a  esperar  a  vida  toda por um homem que  me  queira  de  verdade, que  me  curta e que  compartilhe os bons  e  maus momentos da vida. Nasci no século errado, só pode ser  essa explicação.

Até  breve.   



quarta-feira, 8 de junho de 2016

-A solidão é uma  doença 

Ana acordou.Como sempre, a   primeira coisa ,quando abre os   olhos ,é  uma  forte fotofobia, e saindo da cama, se encostar nas beiradas das coisas até chegar ao banheiro, faz necessidades e se lava.
Ao sair do banheiro, vai direto à cozinha, liga a tomada da   luz  extra , coloca   o papel toalha sobre uma tábua branca sobre  a pia  cinza, pega seu copo de   plástico e  o põe  em cima do papel, abre a  geladeira, cada coisa no seu lugar, pega leite e açúcar , coloca   leite no copo, e  tira três colheres de açúcar, guarda-os de volta à geladeira, depois   abre o armário , pega  Nescau, e tocando nas beiradas encontra a colher e bota mais  três  colheres no copo, guarda o Nescau no lugar, e  mexe no líquido. Sua mente  divaga  nas lembranças dos tempos antigos, e após   mexer bem, coloca   a  colher na pia, e  bebe o  líquido todo,  acabado,  coloca-o  na   pia, e vê com insatisfação que restos de açúcar e de Nescau se espalharam no papel, e joga  fora o papel no lixo, apaga a luz   extra, e   também da cozinha, e  vai direto para o escritório, liga o computador, espera o ligar , enquanto põe o cigarro na  boca, e  fuma, falando para si mesma, “preciso parar de fumar, mas não consigo, e  não quero  chorar por   causa da minha vista, tenho que me  conformar...”, Ana  suspira resignada.
Fumando, se lembra  dos anos  felizes em que podia fazer  tudo sozinha.
Trabalhava com pessoas surdas  numa  empresa de grande  porte, era intérprete, ajudava as  pessoas,  intermediando as conversas , estabelecendo um elo entre dois mundos, de  ouvintes e de  surdos, a escrever cartas.Fazia isso de boa vontade, adorava o setor  em que  trabalhava, ela se sentia útil, ativa e necessária, se orgulhava de ter  ensinado as pessoas a lidarem com máquinas pesadas, saia à noite, ia a um bar da cidade, e ficava bebendo caipiwodka com  os   colegas, e  já houve noites em que ia a boate junto com amigas, e dançou a noite  toda. As amigas logo ficavam aos  beijos  com  os  rapazes, só que nenhum se  interessava ´por ela. Compreendia, era uma mulher magra, baixinha, enquanto as outras , eram altas, cabelos longos, corpos curvilíneos, do tipo de  mulheres que todo homem gosta. Ela  ficava triste, mas  naquela   época  não era dada as  tristezas e voltava para casa de   madrugada
Tinha um carro, mas quebrava toda hora,gastava   um dinheirão  e  em seis meses resolveu  vender. Nem pensava comprar outro automóvel, era   prejuízo , não tinha  valor algum.
Seus irmãos se  casaram, e  foram constituindo família. Ana  riu, ao se  lembrar que furara a fila pois  tivera  um filho, já que era caçula.
Não se casara, o pai de seu filho trabalhava na   mesma empresa, mas não queria compromisso algum com ela, e ela o aceitou sem preocupação, não se ligava no fato de que deveria se prevenir ,afinal era surda e muita coisa ela deixava de captar. não podia se acusar  só porque ela é  surda, poderia ter sido alertada mas nunca se abrira com a mãe Teve o seu filho com apoio da família Apesar de o pai de seu filho tê-la deixado passar o período da gravidez sozinha, magoada e triste, quando seu menino nasceu,  ela não quis  destruir  a amizade entre pai e  filho,então não cobrou  nada dele, deixou  por  isso mesmo... Era  bonito ver a amizade entre os  dois .. e   o respeito entre   pai e  filho ...
Ana era surda e cega de uma  vista  de  nascença, mas isso não atrapalhava a vida dela, sempre  trabalhou, pagava as  suas contas , fazia as compras , ia a restaurantes só  ou  com amigos, ia a cinema ver  filmes, se  tivesse legendas , ótimo ... e a  vida dela estava feita... só faltava  arrumar uma  pessoa e morar junto, ter mais um filho.
A  única coisa chata era as reuniões familiares, só ela era surda e o resto ouvinte, ela se sentava  à mesa, bebendo coca e comendo petiscos, e todos ali conversando, e ela fazia força para se  enturmar  e entender as conversas das  pessoas , mas desistia  logo, e  de  vez em quando a mãe  sentava ao lado dela, ou é tia, ou é  parente, enfim qualquer  pessoa que tivesse   paciência para conversar .
Mas a vida não foi generosa com ela, um dia foi ao consultório com o pai, para fazer revisão da  vista, e desde o começo quando começou a colocar  um colírio, o olho ficava vermelho, e ficava irritada quando a atendente cobrava que ela enxergasse com perfeição, sem se dar conta de que aquele olho era cego.
Mas quando soube  pela médica que  a pressão ocular estava a 42, Ana  levou um susto, mandaram fazer um exame às pressas , num outro dia, foi com o irmão, pois o pai estava ocupado.
Fez exame e o irmão disse que    ia   operar a vista.
     No início de janeiro, foi operada, fizeram um buraco na  córnea para drenar o líquido ocular, e quando voltou a si, com um tampão no olho, não enxergando nada, chorou
     Foi guiada pelos pais ao carro, e quando chegou em casa, chorou mais uma vez e o filho abraçado a ela, a  consolando,  recebeu visitas , mas não podia ver nada... nem mesmo com a  ajuda da prótese, não conseguia entender e no dia seguinte ela deu graças a Deus quando tiraram o tampão e  pôde ver de novo.  
     Dois meses se  passaram, voltou ao trabalho, mas desta vez algo mudou, do início ela não percebia, mas todos observaram que ela estava  perto do monitor  da máquina leitora-copiadora. E  começou a ter erros de serviço, até   que um dia a chefe pediu a ela para que se mudasse do setor para trabalhar  com os  documentos antigos ,e ela começou a perceber que o serviço dela não era mais essencial, e ela recusou . E ficou  no mesmo setor que  ela amava  de coração. Quando alguém tentava  ensinar-lhe algo que ela sabia há anos, ficava  contrariada, mas  não falava  nada.
     E com a venda da casa onde   toda a família morava e ficara  grande demais para 5 pessoas, uma casa de três andares onde  viviam 10 pessoas, com  parte do dinheiro da venda de casa, onde ela morara por quase 30 anos, e mais o FGTS ,ela conseguiu comprar já quitado um apartamento Os pais,a avó e o filho de  Ana alugaram um apartamento .Ana ficou  triste ao se separar do filho, mas ela sabia que não tinha ninguém para tomar   conta dele, nem tinha condições extras como as aulas de inglês, de  violão .
     Mas ela sabia que no intimo que não viveria feliz por causa da sua  saúde,  por  muito tempo, algo que  ela intuía  dentro de si mesmo.
     No mesmo ano da mudança , o pai ficou doente, a  saúde fora  abalada, e ela adivinhava que ele  não iria viver  muito tempo.
     Mas no final do ano, o pai ficara curado, e  todos suspiraram de alivio.
     E a  chefe de Ana não quis  mais saber que ela ficasse mais  no setor e a transferiu para outra sala com papéis antigos, empoeirados,e ela  desabafava com um rapaz com quem ela estava saindo,  que  não gostava daquele  lugar que era barulhento, tinha mais de 15 a 20 pessoas no mesmo cômodo, e resolveu se  matricular para concluir  o segundo grau , fazer a prova num concurso  e sair da empresa que não a  promovia, há anos não tinha aumento de salário, foi reduzido de três para dois  e  por  último só um bloco de tíquetes refeições, e depois  passando para  cartão de alimentação e  vale transporte.Ela estava estudando numa escola de surdos, para ela ficava mais fácil de entender as matérias, mas no meio do ano, o olho começou a  coçar e a ficar vermelho, foi direto ao médico, e esse ficou assustado, mandaram -na para um especialista , fez inúmeros exames, e ela sentiu a vista diminuir , não enxergando mais como naquele tempo.Percebeu que a vista ficou embaçada, como se fosse uma    pessoa saindo de  um banho quente e no espelho ficava uma imagem embaçada. Era assim que ela via, e disseram a ela que tinha uveite, infecção da córnea, mandaram-na para um médico reumatologista ´para descobrir a causa daquela doença, e  depois que fez inúmeros exames, descobriu que ela tinha uma doença auto-imune na coluna  lombar. Mandaram que ela tomasse  medicação intravenosa, por quase 6  meses, e esse remédio era forte, fazia com que  um punhado de cabelos caísse, deixando –a careca no alto da cabeça.
Ela  não entendia o porque do restante  do cabelo não caia, mas deixou  isso para lá......
     No inicio do outro ano, as mãos  e  os  pés tiveram psuíiase , por    conta dos remédios fortes  E sem a  presença da pessoa , por quase 9 meses, ela estranhou, e  terminou com ele , e  ele reclamou  um pouco, mas depois parou.E três meses depois , disse que se casara com outra. Ana ficou magoada,ficou com ele por 9 anos e de  repente ele se casa com outra mulher?Ana ficou desconfiada que  ele mantinha caso com ela. E ela viu, com tristeza que a mulher era ouvinte e enxergava Novamente deixou para lá.
     Enfim, no final do ano se formou, mas a que preço? Estava de licença médica e logo  se aposentaria , não adiantava mais  fazer  projetos para o futuro na outra  empresa.
     E no ano seguinte, o pai ficou  doente seriamente, e Ana  conheceu um rapaz. Ele a pediu em namoro e ela  aceitou, e dois  meses depois o pai morre, e o rapaz some. Já    passaram três  anos.
     E Ana, acabando de fumar, encerra suas lembranças, e  olha os  e-mails nada da mensagem, e vai a uma rede social , lê com dificuldades as mensagens, e  responde quase a todas.
Depois lê o jornal, suspira desanimada com as  notícias, todas péssimas , raras são as  boas.
     E   fica jogando por   várias horas, de vez em quando ela se levanta ora para o banheiro, ora para a cozinha, ora para o quarto para cochilar.  
     Que  tédio... Ela olha a casa, com a morte do pai, cada filho recebeu seguro de vida, e Ana sabia que não mais poderia viver   longe da família por  causa da sua vista. Resolveu vender o apartamento junto com o seguro de  vida, e viu desanimada que não poderia quitar um imóvel, sendo obrigada a  pedir um empréstimo residencial, mas resolveu morar ali mesmo perto dos familiares.
     Ana se sente só. Não pode mais fazer as compras, não paga mais as suas contas, está sem cartão de crédito, por causa da vista. , não pode   mais sair  sozinha para qualquer lugar, a  qualquer  hora, embora ela não se revolte, se conformando com a situação, lembra daqueles dias felizes em que era independente.
     Ela fica  feliz quando recebe as visitas de sua mãe, de   vez em quando de  seu filho e raras vezes um amigo. Ela sabe que a mãe  não pode ficar muito tempo com ela, pois  a avó não podia ficar  sozinha de jeito nenhum, está com idade   avançada, e sabe que seu filho trabalha numa grande empresa, cujo chefe valoriza muito o trabalho dele, mas se sente realmente  realizado como ator, ele mal tem tempo para respirar, mas  sabe que em seus pensamentos , ela é uma referência na mente  dele> MÃE, e  mesmo distante, manda  mensagem para  ela, e  responde  na  mesma  hora, mas  espera  que  o filho leia, não se  sabe meia hora, uma  hora  ou  horas  depois, sempre  responde, ela  sabe que ele responde  ... e recebe raras  vezes  visita  de um amigo, em que ficava horas  conversando, mas sabe que está sempre ocupado.
     Quando ela olha para o céu azul com  o sol  brilhante mesmo com a  vista embaçada ela sente  saudades de praia, e  já tinha   três anos que ela não ia mais à praia.
     Lembrou da recomendação do médico que ela precisava ficar 15 minutos no sol, até tentou fazer, mas desistiu da idéia depois que um senhor tentou conversar  com ela, disse que era surda e que tinha problemas de vista, o senhor fez tentativas para se  entenderem , mas na cabeça de Ana queria sair dali pois ela não conseguia mais entender o que as outras pessoas falavam e não era mal  educada, esperou o senhor  ir  embora e  foi para dentro da casa chorando de  nervoso e de aflição.
E um dia, ela foi  caminhar , mas parava de andar, quando percebia que as outras pessoas queriam passar na frente dela, e retomava o caminho, mas quando ela não percebia atropelava as pessoas, até  que uma adolescente falou e   gesticulou e não entendeu nada e voltou para casa desanimada ao ver  que  um passeio de sol interrompido pela incompreensão das pessoas.
     E agora com a   piora da vista, ela fica mais   isolada ainda, principalmente nas reuniões familiares, em que se sente mais   ilhada ainda, enxerga  com dificuldade as pessoas e reconhece pelas cores das roupas das pessoas , ela  olha e  parece que está dentro da neblina, de  vez em quando, só uma   pequena  alteração, parecia que via duas pessoas, mas era apenas uma. Ela  acende  um cigarro para não chorar. Nem adiantava o convite  da mãe pois se sentia mal não conseguindo mais ver as pessoas , objetos e coisas afins. Ela  preferia  ficar só e não incomodar mais pessoas, só tinha uma tristeza  profundo no seu coração: não ter conseguido conquistar um amor de um homem que quisesse ficar com ela, que a protegesse, que  cuidasse dela, que conversasse, risse e brincasse.E ela, no tédio... sem nada para a animar , so passando o tempo a jogar, comer, beber, fumar e dormir.. são raras as  felicidades em se reunir  com o filho amado, mas ele está sempre ocupado. E ela olha a casa , e  pensa/. Pelo  menos o  filho tem um imóvel para morar depois que ela se  for.
Sente-se  uma pessoa estranha nesse mundo, não consegue mais usar o aparelho escutando vozes, barulhos , só usa quando preciso, mas  ela fica o maior  tempo de sua vida em casa, e  não usa. Prefere o silêncio.Ela vê através do celular que já é noite, e se prepara para desligar o computador, acaba  o último cigarro, e tateando , desliga o ventilador, apaga a luz, acende a  do quarto, liga o ventilador , apaga a luz e se deita, reza toda noite  e  fecha os   olhos para dormir.

     Mas demora a dormir, a solidão aumenta a depressão, aniquila, destrói em todo  o seu ser. 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

     Oi  pessoal...
 como a Natureza é  bela? O sol, as árvores, as  flores, os  animais, as  paisagens ... tudo natural...
    Passei aqui para falar das coisas que as pessoas ignoram, ou não querem ver além do aceitável.... vou falar da homossexualidade e que tipos de sexualidade, e o que significam orientação sexual, gênero, papel sexual etc...
     Não sou homossexual, eu sou  heteressexual, podem parar de pensar que só pessoas que escrevem sobre  tal assunto é  homossexual... não ... apenas quero que vocês leiam isso... e coloquem nas suas cabeças pensantes que a homossexualidade  não é uma doença... vocês já viram animais  homossexuais? Sim, existem isso... observem, e não só esse tipo também existe hermafrodita...
    Não sabem o que é hermafrofita ou intersexual?
    Bem, assim que a criança nasce, os médicos e os pais ficam em dúvida, pois ela nasce com dois órgãos genitais completos , menina  tem útero, ovário, e menino tem pênis certo? Mas na  realidade a  criança nasce com o clitóris exagerado, então, os médicos e os pais ficam em dúvida ... caso o medico veja o clitories e achem que ´é o pênis não fechado, fazem cirurgia transformando em pênis... depois a  criança cresce e se sente  diferente, pois ela é ativa feminina e não masculina ... então, como fica a cabeça dela? Naturalmente confusa... entao espera a criança  crescer e decidir por ela mesma...vcs podem interferie na  sexualidade dessa criança? Não,  mas todas as pessoas que  tem hermafrofita ou intersexuais são estéreis... não esperem netos , a não ser que adotem...
    Eu vou me colocar como exemplo...
    Nasci menina , cresço gostando de  menino, entao eu sou  heteressexual.
    Nasci menina, cresço gostando de menina, então sou homossexual
    Nasci menina, cresço gostando de menino e também de menina, então, sou bissexual.
     Nasci menina, gosto de menina, mas não gosto do corpo de  menina, quero ter  o corpo de   menino, então sou transsexual.
    Nasci menino, gosto de menino e também de menina, mas não quero mudar o meu corpo , so quero acrescrentar os peitos, a bunda, etc, então sou travesti...
    Nasci menina, não gosto de menino, nem de  menina, para mim sexo não faz falta, então eu sou assexuada. Mas existem dois tipos: assexuadas românticos, que andam de mãos dadas , e dão um selinho, e se quiserem ter  filhos, fazem inseminação artificial, pois sexo esta fora ... e os assexuados não românticos, não aceitam ter qualquer intimidade íntima... são felizes sem sexo e pronto...
    Não existe a criança mudar o seu ponto de sexualidade a partir de  traumas, violações, nem a TV, nem as propagandas influem a mudança de sexualidade.
    Por exemplo, pego dois meninos, ambos são violentados pelos pedofilos e as pessoas acham que vão virar homossexuais por que os  violentaram... não, os dois que são abusados violentamentes por  pessoas doentes, já nascem com as suas sexualidades acordadas... um nasceu menino, gosta de menina, foi abusado sexual, sofre , mas continua gostando de menina...
Outro menino que também foi abusado , nasceu menino, mas  cresceu gostando de menino, sofre o mesmo horror da  violência do menino que gosta de menina... claro que sofre com o abuso, mas não é  por isso que vai deixar de gostar de menino mas  vai demorar a aceitar o outro...
    Muiros órgãos de Medicina já tiraram a lista de homossexual como doença , pois não há fatores que influem na vida dessas pessoas.
    Orientação sexual não tem nada a ver com erros de educação... já vi uma porção de casais heterossexuais educarem suas crianças e uma  delas ser homossexual ? Já vi muitos  casais  homossxuais criarem do mesmo modo que os casais hetersexxuais e de sua sua prole saem heteressuais? Não tem  nada a ver com a  criação de pais  hetero ou homo vão sair assim e assado porqye  ja  nasceram  com as  suas sexualidades ativas e nao sao viradas  como muita  gente  pensa...
    Papel sexual é por exemplo: o caminhão como a gente pode ver pensa que o motorista é  homem, mas existem mulheres dirigindo seus caminhões mas nem por  isso são homo , são femininas , gostam de meninos, são hetero... assim como vemos no salão a gente imagina que é cabeleira mas quando deparamos com um cabeleiro não vamos julgar q é  homo , e sim gosta  de mulheres ...
   Existem muitas profissões q a gente  imagina que é so de  homem ou  de  mulher, mas a gente depara com  isso, mas bem por  isso são homo...
    Gênero, é a condição que a gente  nasce ... eu nasci menina, então sou do gênero feminino... mas a  vida  particular a gente tem que respeitar ...
    Não aceitam os diferentes  de vc? Eles os ofenderam? Ou   o agrediram? Então deixe-os viver em paz na vida deles...
    Mas se um dia você deparar com a tristeza da pessoa que sabe que é homo, se  aproxime, tenta ser seu amigo, aconselha essa pessoa, pode chegar perto, não é contagiante, seja amigo dela, quem sabe essa pessoa ainda não aceitou a condição de ser diferente, com medo da reação da sociedade, e com razão, pois  o mundo ainda não aceitou o diferente... faça ele se sentir  se bem na condição , em se aceitar, mas esclarescendo que são diferentes, mas q gostaria de ajuda-los ... pronto, a  paz esta selada.
    Claro, q tem q ter respeito, não fazer sexo em publico, não só os  homo como também os  hetero... e tbm nas paradas gays é um direito deles, não importa o que  tipo de roupa vestem, mas não a nudez, assim como o carnaval em que as mulheres dançam meio nuas ? E na frente das crianças e dos idosos e das pessoas respeitáveis???

    Bem, é  isso aí... vamos  nos dar  a mao ao mundo, não importa  a cor,  a crença e a sexualidade ? Vamos  todos  nos  unir num Amor  Universal?

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Eu entrei nesse blog  hoje um pouco chateada e me  perguntando sempre: porque os  homens não me assumem, só pq eu sou surda e ter problemas de vista?Principalmente com homens ouvintes ... pq?
Eu sei que existe preconceito contra os  deficientes, principalmente com os surdos que exigem paciência . Tenho 47 anos, nunca me  casei, tenho um filho de 24 anos , e como não posso sair sozinha , preciso dos  outros para poderem pagar as minhas contas, fazerem as  compras do mercado, etc e tal. So isso . Mas  é  preciso ter jogo de cintura e muita paciência, principalmente para mim, que tenho dificuldade  enorme para enxergar o que eles estão falando, tenho a vista embaçada so enxergo vultos e cores, mas me  possibilita  me  comunicar com a internet , claro com letras  com fonte 16 e arial Black e em negrito....e tbm o celular  q tem letras grandes  e não enormes  como exagero, para mim, é  claro, não para os  outros que tem dificuldade maior da  visão...
Pelo menos eu nunca vi e “ouvi”zombarias e gozações para cima de mim...
Mas porque os homens me  pedem em namoro se na verdade so querem sexo e não me assumem do lado de fora? E eu descubro que  são casados, namorados, ou sem nada se aproximam de mim, sem na verdade me assumirem?
Estou há 27 anos sem ninguém me assumir sw fato. Me pedem em namoro, eu aceito , mas assim que me deito com eles, param de me procurar ... hj depois de 27 anos, sem ninguém me assumir, “saio” com o meu quinto  homem... na verdade nem “saio” ele  é apenas um amigo, que só quer sexo, nada mais... quinto homem, 47 anos, como a maioria das mulheres já saiu com mais de 20 namorados  que assumiram ... pq eu não?
So pq eu sou baixinha, bonitinha sem sal, surda , e ter problemas de vista, ser  dependente  de outras  pessoas ??? Sou aposentada por invalidez, trabalhei ate 2008, dirigia carros, era independente , fazia tudo sozinha, ir a restaurante  sozinha já fui, fiz  muitas compras   como mercados, calçados, vestuário, td  sozinha, sendo surda e cega  de um vista de nascença , depois q adquiri doença na minha vista boa q era 80% agora reduzida para 20%.. ou  seja visão subnormal... penso o pq disso td? Tenho uma casa , uma família e  amigos que   me  amam, tenho um livro de poesias lançado na editora tenho o q  comer, o q  vestir, era para me contentar e ate  saio com um amigo q quer so sexo... mas amor  platônico não tem graça nenhuma... amo esse rapaz mas mesmo assim sabendo disso não me assume  nada... parece que tem vergonha de mim, sei La...
Dizem a mim é melhor andar só do que mal acompanhada... so que eu conheço esse rapaz há quase 4 anos , e  é uma  pessoa atenciosa, paciente, nunca brigamos, o q  falta para ele? Eu acho q esta procurando mulher perfeita...
Acho eu, q mesmo que as pessoas que  tenham deficiências, que  a beleza põe mesa. . sim, acho isso... vcs talvez me  perguntem pq  acho isso? Ora simples, eu sou  surda , e  era  interprete entre dois mundos e muitas vezes os  homens me  procuravam pedindo um favor: para apresentar minhas amigas  surdas que  eram altas , bonitas ,mas eram  comprometidas e eu a  única  solteira  baixinha e assim mesmo aceitavam serem amantes desses homens ouvintes e eu ??? POMBO CORREIO. Simples...
Bem, não  vou   bater na  mesma tecla, pensando  nisso... mas  viver  o presente, mas a  solidão  dói tanto, sem beijos, carinhos e me  sentir amada pelo homem e  me assumirem sem vergonha já era um passo né???

Fiquem com Deus