Sonhando com os olhos abertos

Sonhando com os olhos  abertos

domingo, 29 de setembro de 2013

    ESCRITO PELA PROFESSORA MARINA CHAVES DA FONSECA

       

"Trabalhei durante 49 anos na educação. Tenho certeza absoluta que dei o que de melhor há em mim pelas crianças e jovens que passaram pelo meu caminho. Foi uma entrega absoluta, uma diária luta para que gerações e gerações tivessem todas as oportunidades de se transformassem em cidadãos. Fosse na rede pública ou privada, o meu empenho e a qualidade do eu ensinava era a mesma.
Nesses tantos anos vivenciei várias reivindicações de nossa categoria, inúmeras mobilizações, assembleias, greves, para que o professor fosse realmente reconhecido, pois apesar de todo amor com que desempenhamos nossa tarefa, somos pessoas que vivem em um mundo real, que precisam se sustentar a alimentar sua família. Vivemos sempre em busca de atualização, destinamos parte do nosso minguado salário à aquisição de livros, publicações, cursos...
Nunca houve uma melhoria significativa em nossos salários nem nas condições de trabalho. Somos desprestigiados ao longo de décadas e décadas . Os diversos governantes, os políticos que tantas promessas fazem à população sempre arranjaram subterfúgios, mentiras,traição. Porém nunca apanhamos!

Hoje, estamos perplexos com a situação absurda que os donos do poder nos fazem contemplar. A democracia foi varrida da sociedade. A Câmara_ espaço do povo_ foi desrespeitada e gente de bem, profissionais sérios e engajados na luta por uma educação melhor foram tratados como delinquentes, como gente sem moral, que levam perigo à sociedade. A instituição destinada a nos assegurar segurança , nos tempos atuais , trazem medo à população, abriga incontáveis policiais que frequentam as páginas dos jornais e as redes de televisão com atos criminosos. 
Temos que gritar para todos aqueles que promoveram manifestações justas por motivos diversos, entre os quais estava a luta por uma educação gratuita digna para seus filhos, que temos que estar juntos nessa hora, que esperamos dos jovens com ideais de mudança, dos pais que têm seus filhos atendidos na rede pública que sejam nossos aliados. 
Vamos cobrar do nosso prefeito um plano que realmente contemple toda a categoria, que não exclua nenhum segmento, que tenha sensibilidade de perceber que a hore é essa. Hora de mudança, de reconhecimento da importância de se ter professores que sejam sujeitos de sua prática. Para comandar uma Secretaria de Educação é indispensável um profissional que seja professos, que tenha vivenciado a prática das salas de aula, o dia a dia de uma escola, o diálogo com os alunos, a cumplicidade com os pais.E só um desabafo, um grito de indignação e de esperança de que algo surja em favor "

Nenhum comentário:

Postar um comentário