Sonhando com os olhos abertos

Sonhando com os olhos  abertos

sábado, 14 de setembro de 2013

Vozes das ruas: a ‘casa’, uma Belina, virou pó

  • O popular Cobra Coral, de 68 anos, escapa de incendiário e ganha solidariedade na Barra
VERA ARAÚJO (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:

Cobra Coral é amigo de Pagodinho -
Foto: Vera Araújo / Agência O Globo
Cobra Coral é amigo de Pagodinho - Vera Araújo / Agência O Globo
RIO - Depois de sobreviver a três atropelamentos, Severino Batista, mais conhecido como Cobra Coral, de 68 anos, que há 50 mora nas ruas da Barra da Tijuca e faz ponto no Posto 5, por pouco não morre queimado no fim da noite de domingo. Segundo testemunhas, um criminoso ateou fogo à velha Belina estacionada no canteiro central da Avenida Lúcio Costa, onde Cobra Coral dormia todas as noites. O susto foi grande. Ao sentir o cheiro de queimado, percebeu que seu cobertor estava em chamas. Ele deu um salto, chutou a porta do carro e correu para fora gritando: “O mundo está se acabando!” O caso foi noticiado no blog da jornalista Lu Lacerda.
A polícia ainda não investiga a tentativa de homicídio. Ao ser perguntado por que motivo não foi à delegacia registrar queixa, o morador de rua pergunta: “Para quê?” e exibe um sorriso de três dentes. Ele perdeu tudo que tinha no carro. Já os documentos, esquecidos num quiosque, foram salvos. Ele também já conta com novas roupas, ganhas depois do incêndio.
Paraibano, analfabeto, Cobra Coral tem um filho e uma neta. E centenas de amigos. De famosos, como o cantor Zeca Pagodinho e os jogadores Diguinho (do Fluminense) e Júlio César (do Botafogo), a anônimos, vendedores de praia e prostitutas.
— Não tenho inimigos. Chegaram a me dizer que queriam o meu cobertor. Só pode ser maluco. Eu tenho dois, podiam ter me pedido — diz ele. — Que Deus ajude essa pessoa a não fazer isso com mais ninguém. Tenho que perdoar a ele, se não eu não serei perdoado.
Cobra Coral não aceita os convites de parentes para morar com eles. Zeca e Júlio Cesar também já lhe ofereceram quitinetes. Mas ele teima em não deixar as ruas.
— Não é orgulho. Não tenho mais lugar para dormir, mas acredito que, quando se fecha uma porta, outras duas se abrem — diz, cantarolando um dos pagodes mais conhecidos de Zeca: “Deixa a vida me levar...”
A simplicidade e a honestidade de Cobra Coral encantam todos, mesmo quando se excede no álcool. Seu apelido foi recebido quando apostava que podia pegar uma cobra-coral com as mãos. A cada exibição, ganhava um copo de cachaça.
— Não podia ficar sóbrio — justifica.
A vida nas ruas ele atribui à traição da ex-mulher. Diz que a flagrou com um pastor. Desde então, Cobra Coral, que vendia biscoitos Globo na praia, vive sem endereço fixo e longe da família. A tentativa de homicídio contra ele chocou moradores, que viram a carcaça incendiada do carro na Avenida Lúcio Costa, na altura do 3604. As pessoas se perguntavam quem seria capaz de machucar um morador de rua que não faz mal a ninguém.
— Cobra Coral é como todo bêbado. Às vezes, se torna chato, mas é querido por todos. A comida predileta dele é ovos com bacon. Ele já faz parte da nossa paisagem aqui. É nosso morador ilustre, pois ainda é amigo do Zeca (Pagodinho) — comentou o engenheiro Amaury Teixeira.
Dono do Quiosque 32, Joildo Ferreira Rosa, o Lelê, conhece Cobra Coral, e sua honestidade, há cerca de 30 anos.
— Ele paga as minhas contas no banco, valores de até R$ 2 mil. E presta contas direitinho. Passa o dia cantando



Quando eu acabei de ler essa notícia sempre fico horrorrizada que as pessoas tem coragem de fazer isso com os moradores de rua? 
Mas gostei de saber que esse morador é gentedo bem, é um homem honesto e amig o de famosos, e o dono do quiosque confia muito nesse morador de rua para pagar as contas dele, paga direitinho e é honestíssimo... 
Acho que já sei porque atearam o fogo , pq  essas pessoas tem inveja dessa honmestidade e queriam limpar a "sujeira" dele.... quem fez isso, se deu mal.... agora ele é um homem prevenido.... 
mas por favor, esses moradores tem seus direitos e deveres, foi traído pela mulher, tem um filho e uma neta, ja recebeu  convite de parentes e  amigos para moarem nas casas, mas ele não aceita de jeito nenhum... nao é orgulho dele, é algo que vem da cabeça dele e todos tem que aceitar , não podem ser forçados a uma coisa que ele não quer...  então boa sorte Cobra Coral e viva a sua vida cantarolando as musica de Zeca Pagodinho...  


Leia mais sobre esse assunto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário